A BMW apresentou a sétima geração do BMW Série 7, que introduz uma nova linguagem de design para a marca com uma frente distinta e está repleta de novos recursos, incluindo uma tela no estilo cinema e um recurso de assistência ao motorista.
Também faz parte da expansão da linha de modelos elétricos da BMW, que agora inclui uma versão elétrica chamada BMW i7, que compartilha sua carroceria e interior, mas troca o motor à combustão por uma grande bateria e motores elétricos. O modelo traz conforto incomparável em viagens de longa distância e oferece uma experiência digital única.
A BMW optou por uma filosofia de design radical que mantém a essência da marca e ainda ostenta uma imagem poderosa e exclusiva. O visual é semelhante à do recém-renovado X7, com uma grade duplo rim gigantesca ao centro e com borda iluminada, cercados por faróis derivados do design do X7.
O conjunto óptico está dividido, as luzes diurnas de LED estão separadas das unidades principais e colocadas mais altas na frente em formas muito finas e afiadas, enquanto os faróis principais estão um pouco mais abaixo. O para-choque tem novos moldes e aspecto mais esportivo na versão a combustão e mais conservador o modelo elétrico.
Nas laterais há uma grande variedade de desenhos e dimensões para as rodas que variam entre 19″ e 22″, as maçanetas são embutidas e as portas largas facilitam a entrada e saída dos passageiros. A versão eletrificada apresenta detalhes cromados e azuis na carroceria, o outro modelo detalhes cromados ou pretos, de acordo com a versão.
A parte traseira é um pouco mais simples com lanternas estreitas e horizontais, divididas entre a carroceria e a tampa do porta-malas, com contorno cromado ou preto.
Além das mudanças estéticas, a Série 7 2023 cresce bastante em dimensões, pois agora é 12,6 cm mais longa, chegando a 5,40 metros de comprimento, com distância entre-eixos de 3,21 metros. Esse aumento de comprimento beneficiará principalmente o porta-malas, pois sua capacidade passará de 515 litros no modelo anterior para 540 litros.
O interior dá um grande passo em frente no design. A cabine da série 7 também integra uma quantidade absurda de recursos tecnológicos dentro de suas inúmeras telas de exibição e interfaces de controle de tablets para os passageiros do banco dianteiro e traseiro. Visualmente é uma progressão da tecnologia e do minimalismo, adotando formas de vanguarda e alguns elementos da mais recente tecnologia da marca.
A primeira coisa que chama a atenção é o sistema de infotainment, derivado do BMW iX com versão do Live Cockpit Plus da BMW, incluindo o software iDrive 8. Onde uma enorme tela horizontal une o painel de instrumentos (12,3″) com a central multimídia (14,9″). É compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além dos serviços online da BMW que incluem navegação com informações de tráfego em tempo real, serviço de concierge, assistente de inteligência artificial controlado por voz e até conectividade 5G.
Outra novidade é o bar interativo, um painel que percorre o centro do interior de porta em porta e que além de dar iluminação ambiente, também inclui alguns painéis de toque para controlar funções de conforto como a memória dos bancos, controles básicos de ar condicionado e ventilação. O console central também muda um pouco suas formas e agora inclui um seletor de engrenagens através de uma pequena alavanca, uma solução discreta e semelhante ao que vimos recentemente com outras marcas.
O BMW Série 7 é um carro que foi projetado para ser apreciado também pelos passageiros do banco traseiro. Nesse loca l é oferecido como opcional, o BMW Theatre Screen, uma tela enorme e sensível ao toque de 31,3″ e resolução 8K, que se desdobra do teto e integra o Amazon Fire TV, tornando esse carro uma sala de cinema sobre rodas. Nessa tela é possível dividir em até três partes com conteúdos diferentes.
Esta experiência é complementada por um sistema de áudio Bowers & Wilkins de 18 alto-falantes, 655 watts, mas opcionalmente você pode escolher um Sistema Bowers & Wilkins Diamond Sorround de 36 alto-falantes e 1.965 watts que até adicionam alto-falantes aos cabeçalhos do banco traseiro.
O “Modo Cinema” farão os bancos traseiros reclinarem até 42,5 graus para o conforto, as cortinas de privacidade na área traseira serão levantadas e até mesmo a luz ambiente será modificada para criar uma espécie de sala de cinema dentro do carro.
Outro detalhe importante são as telas sensíveis ao toque de 5,5″ integradas aos painéis da porta e que permitem que os passageiros do banco traseiro façam chamadas telefônicas através do sistema de áudio do carro e também controlar várias funções de conforto. Além do novo BMW Digital Key Plus, que permite fazer do iPhone uma chave a partir da qual gerenciar todas as funções do carro.
Nesta área também terá massagem e aquecimento nos bancos, bem como a possibilidade de personalizar materiais e até mesmo adicionar geladeiras entre os dois bancos traseiros para poder levar garrafas de bebida e ter sempre pronta para desfrutar.
Os equipamentos padrão incluem um teto solar de vidro fixo panorâmico e assentos de conforto recém-desenvolvidos, que oferecem possibilidades de ajuste elétrico e aquecimento, além de ter assentos do Executive Lounge. O controle climático automático tem quatro zonas como padrão. Assim como no design exterior, o nível de personalização da cabine é muito amplo. Uma ampla seleção de estofados, materiais e cores estão disponíveis.
A lista de sistemas de assistência ao motorista da nova Série 7 apresenta a maior seleção de sistemas de condução e estacionamento já vistos em um modelo BMW, como o Driving Assistant Professional e Lane Keeping Assistant. Entre outros sistemas, tem controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go, assistente de orientação de pista, condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, assistente automático de limite de velocidade, controle de rota, assistente de inversão, assistente de estacionamento e função de controle remoto, que deverá estar disponível a partir do próximo ano, entre outros.
O novo Série 7 da BMW eleva seu compromisso com a eletrificação. Todos os motores disponíveis na gama serão eletrificados na faixa de potência que varia de 272 cv a 571 cv. Ao todo serão seis versões disponíveis: 735i, 740i, 760i xDrive, 740d xDrive, 750e xDrive e 760e xDrive. Além da versão 100% elétrica BMW i7, nas opções: i7 xDrive60 e i7 M70 xDrive, esta última será apresentada no futuro.
Todos tem motores são de 6 cilindros em linha e V8 a gasolina, sendo possível escolher entre hibridização leve de 48 volts (MHEV) e variantes híbridas plug-in (PHEV). Estão associados a um câmbio automático Steptronic de oito velocidades e, dependendo da versão, encontraremos uma configuração de propulsão traseira (tração traseira) ou tração integral xDrive.
A versão 735i combina um sistema elétrico de 48V a um motor 3.0 turbo de seis cilindros, com 290 cv de potência e 43,4 kgfm de torque e acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. Já a versão 760e xDrive combina um motor elétrico a um motor 3.0 turbo de seis cilindros, totalizando 579 cv de potência e 81,6 kgfm de torque, com tração integral e em 4,3 segundos vai de 0 a 100 km/h.
As versões elétricas são equipada com dois motores elétricos, um em cada eixo, que geram 551 cv e 669 cv de potência, respetivamente. E com uma bateria de 101,7 kWh, oferecendo até 625 km autonomia, com uma carga pelo padrão WLTP. Além de recuperar 128 km de autonomia em 10 minutos ao se conectar a um ponto de carregamento rápido.
O lançamento do novo BMW Série 7 está previsto para acontecer em dezembro de 2022, nos Estados Unidos, China e outros mercados selecionados. Mas no Brasil a previsão é para meados de 2023, só não foi confirmada quais configurações serão disponibilizadas no mercado brasileiro.
O BMW Série 7 é um modelo que se atualiza em termos de design, equipamentos tecnológicos e que eleva seu compromisso com a eletrificação através de uma variante totalmente elétrica, o novo BMW i7. Esse supercarro tem previsão de chegada mercado americano em novembro e no Brasil apenas em 2023.